Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Inverno Chegou! E a Pele como Fica?


A Pele serve de “Armadura” protegendo o corpo das agressões do meio ambiente, principalmente pelas condições climáticas. A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, explica que no Inverno é importante Redobrar os Cuidados com a Higiene e Hidratação da Pele e indica tratamentos para deixá-la bonita e revitalizada

No inverno, a maioria das pessoas reclama de problemas com a pele muito ressecada, apresentando até mesmo rachaduras e o motivo é a desidratação. Fatores climáticos, como vento, sol, frio intenso e ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o grau de hidratação. Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui, sendo muito comum pessoas idosas apresentarem a pele mais seca. Por isso, é importante hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele e ficar de olho para evitar descamações e fissuras.

Quem tem rugas tende a sofrer nesse período do ano, porque elas se tornam mais evidentes, devido ao ressecamento natural da pele que afeta também a elasticidade, a luminosidade e a tonalidade normal. 

Além de proteger o corpo, a própria pele produz para si uma camada de proteção, chamada manto hidrolipídico. Essa camada é formada por uma mistura de gordura, produzida pelas glândulas sebáceas e suor.  O manto hidrolipídico tem a função de impedir o ressecamento, evitando a perda de água pela pele. A lubrificação é importante porque a protege de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até mesmo de infecções, porém quando a lubrificação natural não é suficiente para manter a pele em boas condições é necessário adotar algumas precauções para prevenir o seu desgaste e mantê-la bonita e saudável por mais tempo.

A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Gestão Antienvelhecimento e em Estética Médica, explica que é fundamental a revitalização de peles muito ressecadas e danificadas pelo frio, sendo essencial redobrar todos os cuidados com a higiene e hidratação. “No inverno ocorre uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele”, afirma.

A médica indica vários tratamentos que ajudam a pele a ficar mais bonita e sedosa:

Mais Firmeza para a Pele - a Dra. Edith Horibe utiliza o método de hidratação com fios de seda, onde a pele do rosto ganha mais firmeza e vitalidade. O tratamento é indicado para peles cansadas, flácidas e envelhecidas, mas também pode ser usado na revitalização das muito ressecadas e danificadas pelo frio ou mesmo pelo sol.

A técnica, de origem israelense, usa os fios retirados diretamente do casulo do bicho da seda. As fibras de seda possuem em sua composição aminoácidos e proteínas capazes de hidratar as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina e fortalecendo os tecidos que sustentam a pele.

A Dra. Edith Horibe esclarece que primeiro a pele deve passar por uma sessão de limpeza e esfoliação, assim as impurezas e as células mortas são removidas e as substâncias conseguem penetrar melhor. Algumas pessoas têm optado por fazer o peeling de cristal, preparando a pele da melhor maneira possível.

Após a limpeza, a pele recebe uma boa camada de creme e logo em seguida os fios naturais são aplicados. “O especialista abre o casulo, desfia e coloca sobre todo o rosto. Posteriormente, o fio ainda é novamente umedecido com um líquido, que será dissolvido pela fricção das mãos durante a drenagem facial. A proteína da seda já era usada nos cabelos para hidratar os fios ressecados e ultimamente vem sendo utilizada no rosto”, explica a cirurgiã plástica. A massagem é importante, pois ajuda na absorção do creme pela pele. Dura cerca de 20 minutos e é super relaxante.

Limpeza de Pele - o tratamento é indicado para livrar o tecido do rosto de substâncias que a limpeza normal do dia-a-dia com água, sabonete e loção de limpeza não é suficiente para eliminar.

Além de limpar os poros, a limpeza de pele é indicada para retirada de saliências, conhecidas popularmente por cravos. A eliminação destes sintomas previne o seu agravamento. A limpeza promove tanto a hidratação da cútis ressecada quanto o controle da oleosidade da cútis oleosa, podendo evitar o aparecimento de espinhas. “A limpeza de pele é realizada com massagem facial, loções cicatrizantes, máscaras calmantes, cosméticos e cremes especiais para cada tipo de pele”, diz a Dra. Edith. Os resultados deste tratamento só poderão ser realmente evidenciados após sessões contínuas. Mas já na primeira vez, a sensação de pele macia e tratada é percebida.

Hidratação - este tratamento é indicado muito mais do que simplesmente tratar a pele ressecada, busca tonificar o tecido do rosto. O Equilíbrio Hídrico consiste numa limpeza superficial e simples da pele e na aplicação de cremes esfoliantes para retirada da pele morta e máscaras no rosto, proporcionando assim resultados de uma pele macia, lisa, com brilho e aparência mais saudável, além de limpa e bonita.

A médica salienta que esse tratamento é voltado principalmente para as pessoas que precisam de resultados rápidos, como em ocasiões especiais; festas, casamentos e aniversários, pois com a hidratação, a pele fica preparada para suportar os efeitos da maquiagem, dando melhor realce. Este tratamento proporciona resultado imediato e é realizado em uma sessão curta que dura aproximadamente 40 minutos.

Dicas para manter uma pele bonita e saudável por mais tempo:

  • Beber bastante água todos os dias.
  • Manter a pele sempre limpa e hidratada.
  • Comer alimentos saudáveis, como verduras, legumes e frutas.
  • Praticar exercícios regularmente.
  • Ter boas noites de sono.
  • Usar protetor solar antes de se expor ao sol.
  • Evitar alimentos gordurosos, cigarro, álcool e poluição.
Além da limpeza de pele e hidratação, o Peeling e suas variações estimulam a renovação celular e é utilizado para as mais diversas finalidades: remoção de sardas, manchas de sol, cicatrizes de acne, rugas e flacidez. Entre eles, os mais utilizados são o ICP Peel e o Blue Peel. O ICP Peel é admitido em todo tipo de pele e pode ser aplicado em qualquer época do ano. Sua função é de inibir e eliminar as manchas e permite exposição solar com proteção adequada. Já o Blue Peel que efetua peeling superficial e médio, pode ser aplicado na face, no tronco e nos membros e também permite o uso em todos os tipos de pele. Além disso, o Blue Peel também pode ser associado com lifting, laser e outros.

A Dra. Edith Horibe finaliza dizendo que a restauração da pele tem por objetivo conservar, restituir e tratar da estética fisiológica da pele, através de recursos terapêuticos. “Isso pode ser feito antes ou depois da cirurgia plástica, ou independentemente dela. Serve também para corrigir imperfeições que existem na pele, como manchas, acnes, cicatrizes etc”.


Um comentário: