Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Adolescentes e Adultos são vítimas de Acne e suas Cicatrizes, sendo as causas mais comuns Hormonal, Alimentar ou Emocional


Dra. Edith Horibe explica que no caso da Acne é importante um tratamento para controlar o aparecimento de cravos e espinhas na pele, prevenindo manchas e cicatrizes

O aspecto da pele do rosto é uma grande preocupação das pessoas, principalmente quando a acne ataca a pele. Esta doença atinge principalmente adolescentes, devido ao rápido aumento da produção de testosterona (hormônio masculino presente em ambos os sexos, neles, em quantidade maior), mas afeta também os adultos, sobretudo mulheres entre 20 e 40 anos e pode se desencadear por diversos fatores: higiene, alimentação, uso de cosméticos inadequados, sol em excesso, desequilíbrio hormonal etc. Algumas pessoas desenvolvem forma mais grave de acne, que pode deixar sequelas cicatriciais, como manchas e alterações da superfície da pele, principalmente cicatrizes deprimidas.


A acne é uma afecção dos folículos pilossebáceos da pele. A característica desses folículos é ter uma glândula sebácea hipertrofiada e um pelo fino rudimentar, o que aumenta a oleosidade no local. Dessa combinação resulta a doença, que se manifesta por lesões de intensidade variável, chamadas popularmente de cravos e espinhas. Se essas lesões forem manipuladas inadequadamente ou não receberem o tratamento certo, podem deixar marcas.

Segundo a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão da Idade, a oscilação hormonal e o aumento na produção de sebo, associado à obstrução dos poros, é a principal razão para o surgimento dos incômodos cravos e espinhas. “A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo na maioria das vezes de pequena e média intensidade. É bom esclarecer que a chamada acne adulta, que aparece com inflamações, também pode deixar cicatrizes.”, afirma.

A médica explica que o primeiro passo é fazer uma análise clínica da pessoa, para identificar se a causa da acne é hormonal, alimentar ou emocional, que são casos mais comuns. Nesta fase é feito um diagnóstico do grau da acne. A próxima etapa é definir a melhor forma de tratá-la. A Dra. Edith Horibe diz ainda que o tratamento de acne pode ser feito com a Cirurgia de Acne e/ou a Actinoterapia (Peeling Físico) ou Peeling Químico. “A Cirurgia de Acne é como uma limpeza de pele para “amolecer” as erupções e em seguida, a retirada das espinhas. Por fim, é utilizado um produto especial para cicatrização e máscara calmante para a pele. Na Actinoterapia é feito o mesmo processo, incluindo o Peeling Físico (descamação com uso de luz) ou Peeling Químico (descamação com uso de produtos químicos).

A Dra. Edith Horibe indica também o tratamento com o Laser de CO2 Fracionado, que age em micropontos e é aplicado em sessões seriadas, minimizando a recuperação do tratamento e mantendo bons resultados. O Laser de CO2 Fracionado é utilizado para melhoria de cicatrizes de acne fibróticas, além de rugas finas, envelhecimento facial, fotoenvelhecimento, rugosidade fina da pele, aspereza da pele, estrias, quelóides, manchas provocadas pelo sol (melanose solar, lentigos ou sardas) que comprometem a estética facial. A Dra. Edith recomenda de 3 a 5 sessões.

A outra dica é a Dermoabrasão, um procedimento cirúrgico na qual a pele, seja com cicatrizes após trauma, de acne ou outra doença da pele, é lixada com um instrumental abrasivo. A ação abrasiva remove as camadas superficiais da pele e proporciona a mesma se tornar mais macia e regular. A Dra. Edith recomenda 2 ou 3 sessões, com resultados mais rápidos.

A médica alerta que a utilização dos tipos de tratamentos dependerá do grau de acne detectado no diagnóstico. Infelizmente, a acne é sistêmica e contínua, e por isso deve-se deixar claro que apenas uma sessão de um tipo destas técnicas não resolverá o problema. Os resultados do tratamento de acne são melhorias gradativas na oleosidade da pele e consequente moderação no aparecimento de espinhas até o possível desaparecimento deste sintoma, além de prevenir a formação de cicatrizes e manchas, desde que todos os cuidados e etapas sejam criteriosamente seguidos.

Portanto, para cravos e espinhas, além da limpeza de pele, esses procedimentos são os mais indicados. Uma outra dica importante, após conversar com um especialista é a higienização da pele, que pode ser feita em casa, utilizando os produtos adequados, como leite de limpeza, sabonete esfoliante e loções para controle da oleosidade, controle bacteriano e proteção solar. 

Estas orientações podem sofrer variações, dependendo de cada paciente, mas o certo é que esses tratamentos ajudam a deixar a pele ainda mais bonita, lisinha, sem marcas e manchas no rosto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário