Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Próteses de Silicone geram dúvidas e preocupações entre as mulheres e abre questões sobre Segurança em Cirurgia Plástica


Cirurgiã Plástica explica sobre implante de próteses de silicone e esclarece as dúvidas mais frequentes

A busca pela beleza faz com que a cada dia surja uma procura cada vez maior por procedimentos cirúrgicos. Mas, é importante que as pessoas não tenham pressa e queiram procedimentos rápidos e tempo de recuperação breve, pois a pressa e a ansiedade constituem uma grande ameaça para a segurança do paciente, visto que a promessa do simples e rápido não pode comprometer a segurança, sob o risco de banalizar o ato cirúrgico e esquecer das medidas básicas, que devem ser tomadas no pré e pós-operatórios.

Isso é importante ser colocado, já que no Verão as cirurgias de próteses nos seios aumentam, e muitas vezes não ficam como as pacientes gostariam. Daí, a importância de um bom cirurgião plástico, assim é  possível melhorar e dar nova forma às mamas e conquistar a harmonia corporal.

Especiais, modernas e anatômicas, as próteses tornam os seios mais atraentes. E a melhor parte da história é que elas são totalmente seguras e versáteis. As modernas técnicas de cirurgia plástica possibilitam aumentar, reduzir, levantar e dar nova forma às mamas.


A realização da cirurgia de mamas, também conhecida como Mastoplastia é um procedimento para correção dos seios. Não abrange apenas aspectos estéticos, mas também de saúde, como dores nas costas, desconforto, problemas nos sistemas circulatório e respiratório, entre outros. Os procedimentos da cirurgia plástica das mamas são a mastoplastia de aumento, de redução e de levantamento. 

Aumento 

É indicada às pessoas que têm insuficiência de volume mamário, e pode ocorrer naturalmente ou após a amamentação. O implante utilizado para esse fim é prótese mamária de silicone, pode ter textura lisa ou texturizada.

A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão de Idade esclarece que existem dois espaços para alojar o implante: sub-glandular e sub-muscular. O primeiro é o espaço mais comum e mais fisiológico. O segundo é reservado para casos em que o tecido mamário é muito escasso ou quando é necessário retirá-lo por estar doente. “A via de acesso é por onde a cirurgiã realiza as manobras cirúrgicas para feitura de um espaço de forma semelhante a da prótese, de tal modo que a mesma fique alojada livremente no espaço previamente determinado. Ela pode ser areolar, no sulco sub-mamário ou axilar. A escolha é feita por ocasião da consulta. De suma importância é avaliar o tamanho da prótese a ser introduzida”, explica a especialista. 

Redução 

Sua principal indicação é para aliviar o desconforto físico e estético. As incisões são feitas nos lugares menos visíveis e a técnica operatória depende da forma e tipo das mamas, como a de T invertido, Lateral e Periareolar, as mais comuns. 

Levantamento das mamas 

Após a puberdade os seios são rígidos devido a quantidade de glândulas. Com o tempo diminui e a gordura aumenta, resultando a ptose mamária, isto é, a queda da mama. Outro fator importante na aceleração desse processo é a gravidez.

O procedimento de levantamento das mamas, ou mastoplastia de elevação, consiste em retirar o excesso de pele e tecido mamário existente, suspendendo o seio. Segundo Dra. Edith, “as incisões são feitas ao longo das pregas naturais da mama e na auréola. A pele da parte inferior da mama é removida e a auréola, o mamilo e o tecido mamário são deslocados para a posição superior”.

Alguns cuidados são fundamentais para se chegar a bons resultados. Eles começam com a escolha de uma clínica de estética bem conceituada no ramo de cirurgia plástica e a escolha do cirurgião, além de cuidados já no pré-operatório e, principalmente, após a cirurgia.

As Principais Dúvidas são:

Prótese de silicone pode causar câncer de mama? 
A prótese não causa câncer, porque ela fica isolada da mama, devido as pessoas formarem uma cápsula própria de tecido humano que isola o contato da prótese com a glândula mamária.

Caso ocorra risco de rejeição da prótese de silicone dos seios, qual o procedimento a ser feito?
A infecção ocorre devido a rejeição da prótese, mas este risco é mínimo. Neste caso, retira-se a prótese, trata-se da infecção e só depois é recolocada a prótese.

A prótese de silicone causa algum problema para quem amamenta? Por quê?
As próteses como ficam retro-glandulares não causam alteração na glândula mamária e com isto a amamentação é normal.

A prótese pode estourar?
Para que a  prótese rompa seria um trauma muito difícil, como um acidente automobiístico ou pancadas muito violentas. O risco de uma prótese de silicone estourar sozinha é pequena. Após seis anos de uso, a chance de romper espontaneamente é de 1% ao ano.

Mesmo assim, a mulher não precisa se assustar, pois segundo a cirurgiã plástica, o gel usado nas próteses é coesivo, ou seja, semelhante à gelatina. Esse tipo de material – muito mais seguro que a versão líquida – evita que extravase para o organismo e cause complicações de saúde.

O melhor exame para constatar a suspeita de rompimento é a ressonância magnética de mamas. Se constatado, a prótese deve ser trocada, mas não se trata de um procedimento urgente. “A não ser em casos em que haja sangramento dentro da mama, em que o sangue precisa ser drenado rapidamente”, afirma Dra. Edith.

Quando se deve trocar a prótese?  
É recomendável a troca entre 12 e 15 anos.

Quais são as diferenças das próteses de silicones antigas e das próteses de silicone usadas atualmente?
As próteses antigas tinham um só invólucro, liso, mais frágeis e também o silicone era em gel líquido, sem moléculas coesivas. As modernas têm de três a cinco cápsulas de proteção, são texturizadas e de gel coesivo, isto é, não vazam e têm maior durabilidade.

A partir de que idade pode-se colocar silicone?
A partir dos 15 anos ou quando a adolescente já está bem desenvolvida e emocionalmente estável.


É necessário fazer algum exame antes do procedimento?

Os exames solicitados são hemograma, coagulograma, glicemia, mamografia e avaliação cardiológica.


Alguns cuidados são fundamentais para se chegar a bons resultados. Eles começam com a escolha de uma clínica de estética bem conceituada no ramo de cirurgia plástica e a escolha do cirurgião, além de cuidados já no pré-operatório e, principalmente, após a cirurgia, para se alcançar o resultado esperado.







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário