Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Relaxamento, Música, Programação Neurolinguística, Meditação ajudam pacientes a ficarem mais tranquilos para encarar uma Cirurgia Plástica


Aquietar a Mente beneficia a Saúde explica a especialista Dra. Edith Horibe
 
A correria do dia-a-dia, na maioria das vezes, não permite que as pessoas tenham um momento para se cuidar e relaxar. Conclusão: o corpo fica tenso, os pensamentos a todo o vapor e é natural que o estresse seja um dos grandes vilões que afetam a saúde. Por isso, o ideal é tentar lidar com os problemas e a rotina de maneira mais equilibrada. 
Quem vai enfrentar uma cirurgia plástica precisa estar em boas condições físicas e com a mente relaxada, tranquila, sem que a ansiedade atrapalhe. 
A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e Gestão da Idade, enumera algumas técnicas de redução do estresse, exemplos: o relaxamento, a música, a programação neurolinguística e a meditação, como ferramentas fundamentais para os que vão fazer uma cirurgia plástica. “Com a mente relaxada, há mais paciência, compreensão, objetividade, pensamentos bons e felicidade, também se alcança uma vida mais longa e saudável, além de fazer bem aos pacientes que vão passar por uma cirurgia, pois pode-se utilizar essas ferramentas para se atingir e manter um estado de espírito positivo e saudável” afirma. 
O estresse leva a sintomas que desencadeiam doenças, quanto mais relaxado o paciente estiver ajuda, por exemplo, a minimizar problemas de ansiedade antes da cirurgia, acrescenta a Dra. Edith. “Evite o estresse, inclua em sua rotina atividades prazerosas e relaxantes, é preciso aquietar a mente nem que seja por alguns minutos”, diz. 
A médica explica que a prática da meditação contribui para acelerar a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar, além de manter a pessoa num estado de equilíbrio, que a impede de entrar em conflitos emocionais internos. “É importante que a respiração seja suave e profunda na hora da meditação”, alerta.  
A Meditação, além de ser um hábito milenar, é cultivada em diversas religiões, e é comprovado cientificamente por inúmeras universidades que reduz o estresse, a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca. O foco é vivenciar o momento presente, o que por si só promove o relaxamento e crescimento pessoal e espiritual. A médica diz ainda que a meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente. 
A Dra. Edith Horibe esclarece que cada vez mais a medicina comprova os benefícios da Meditação, tanto que é crescente o número de pesquisas sobre o tema, muitas delas feitas no Instituto Henry Benson de Medicina para Mente/Corpo, coligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde os médicos receitam para pacientes com hipertensão arterial, problemas cardíacos, insônia e dores, inclusive as crônicas, a meditação para ajudar os pacientes a suportarem melhor o desconforto. Como há o relaxamento corporal e a diminuição do ritmo biológico, eles recuperam a energia, sentem-se mais dispostos e mais motivados a seguirem o tratamento.  
Existem muitas maneiras de se reduzir o estresse. Algumas pessoas se beneficiam de exercícios físicos, outras de prática de yoga, Tai Chi Chuan, meditação e música relaxante. Basta a pessoa descobrir a melhor forma de relaxar e a incorporar na vida diária.  
A médica dá dicas de como meditar:  
Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental. Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo. Aí, da-se início à prática da meditação. “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada está feliz o tempo todo”, explica.
Segundo a Dra. Edith Horibe, a Ciência Quântica, Integral exerce papel fundamental. “É preciso conectar toda a ciência à espiritualidade. Os médicos devem cuidar da saúde de seus pacientes, pois para a Medicina Integral, a maioria das doenças ocorre simultaneamente em mais de um dos cinco corpos de consciência: físico, vital, mental, supramental e espiritual. Isto ocorre porque a doença pode ter origem em um dos níveis e espalhar-se para outros”, relata.   
A médica afirma também que a música terapêutica ajuda os pacientes a relaxarem, já que faz bem às faculdades físicas, mentais e espirituais. A música deve proporcionar prazer, levar a mente a cultivar as emoções, deve ter poder para neutralizar os maus sentimentos, promovendo acima de tudo a saúde. As músicas têm sido usadas de diversas formas como tratamento: desde a simples audição individual, nas clínicas, em grandes empresas e centros terapêuticos até tratamentos alternativos, como a cromoterapia, aromaterapia, meditação, relaxamento, ioga etc.  
Outra dica da Dra. Edith Horibe para que os pacientes se sintam bem antes da realização da cirurgia é a Programação Neurolinguística (PNL), que é um poderoso meio de tornar possíveis os resultados que se quer obter. Através da PNL a pessoa descobrirá como rejuvenescer, como melhorar a estética, a saúde. O corpo é a tela onde se projetam as emoções e todas as emoções negativas são projetadas em forma de doenças. A cirurgiã plástica conta que atrairemos para a nossa vida aquilo em que acreditamos profundamente.  
A Programação Neurolinguística estuda como o cérebro e mente funcionam, como os pensamentos são criados e como as pessoas podem reprogramar o conteúdo dos sentimentos, estados emocionais e comportamentos. É uma ciência que proporciona ao ser humano uma maneira efetiva de utilizar o cérebro para alcançar os resultados desejados.  
Portanto, as pessoas podem se sentir tranquilas e seguras quando decidem fazer uma cirurgia plástica ou até mesmo um tratamento estético, pois a Dra. Edith Horibe conversa sempre antes com o paciente para juntos deciderem o que for melhor, além de indicar a meditação, o relaxamento, a música, a programação neurolinguística como meio do paciente se sentir mais seguro e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário