Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa na Terceira Idade! Chocolate faz bem ao coração e à memória

Especialista do Antienvelhecimento explica que os idosos podem se beneficiar dos benefícios do chocolate, desde que aliados a uma dieta saudável

Quem disse que a Terceira Idade tem que ficar longe dos ovos de chocolates na Páscoa? O alimento irresistível vem do cacau, que é rico em flavonóides, uma substância que age como antioxidante e combate o envelhecimento das células.

O importante é que os idosos saibam escolher o tipo de chocolate mais saudável. O com maior teor de cacau de 63% a 72% é o chocolate amargo e por isso mesmo o mais indicado ao consumo. O chocolate ao leite possui de 36% a 46% de cacau, o meio amargo também muito indicado tem de 52% a 62% de cacau e o chocolate puro tem 100% de cacau e é isento de açúcar e outros aditivos. O chocolate branco não é muito recomendado por não possuir cacau e apresentar muita gordura e açúcar.


Mesmo os diabéticos podem se deliciar do chocolate na Páscoa, optando pelos  dietéticos por não possuírem adição de açúcar, mas é importante frisar que não são destinados para as pessoas que querem perder peso, já que carregam mais gordura que o chocolate comum.

Segundo a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão de Idade, o chocolate amargo é a melhor saída para quem não resiste à tentação. “O alimento age como antioxidante e combate o envelhecimento das células, mas exige um certa dose de moderação”, afirma.

Na época da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados, padarias e docerias e o consumo é bem maior. O chocolate consta da lista de vários alimentos que, pelas suas propriedades, protegem contra o envelhecimento precoce e de muitas doenças. Nutritivo e saudável, essa delícia com cara de vilão estimula o funcionamento do cérebro, diminui infartos e derrames e é um ótimo aliado em tratamentos e beleza da pele.

Uma pesquisa realizada em 2012 na Universidade de Áquila, na Itália, com 90 idosos com mais de 70 anos, que apresentavam sinais de comprometimento cognitivo passaram dois meses consumindo diariamente leite com um achocolatado com alto teor de cacau. A quantidade do achocolatado variava de acordo com o participante de 990, 520 ou 45 miligramas por dia. Após esse período, os pesquisadores avaliaram os idosos e descobriram que os que consumiram quantidades alta e média do achocolatado apresentaram uma melhora no reflexos, na capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, além de melhorar a memória e o raciocínio. E isso graças aos benefícios dos flavonóides, presentes no cacau, que fzem bem ao coração.


A especialista em Antienvelhecimento, Dra. Edith Horibe, explica que um dos motivos para o envelhecimento da pele são os radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo que em condições normais, encarrega-se de neutralizá-las. Mas, quando o nível dessas substâncias aumenta, ocorre acúmulo de impurezas que pode gerar desde cansaço até doenças degenerativas, como a osteosporose. “A melhor forma de combater os radicais livres é incluir na dieta alimentos antioxidantes. A alimentação da pele começa de dentro para fora, ou seja, a solução pode estar no que a pessoa consome diariamente, por isso é fundamental a escolha de alimentos saudáveis”, afirma.


O chocolate além de fazer bem à saúde está servindo como recurso para tratamentos de beleza faciais e corporais à base dessa guloseima. Nutritivo, saboroso e saudável, é composto de proteínas, gorduras, cálcio, magnésio e vitaminas do Complexo B.

Mas, a Dra. Edith Horibe adverte que é considerado saudável o chocolate amargo (preto), proveniente do cacau, rico em flavonóides. Essa substância também é encontrada na casca da uva vermelha, e têm poderes antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, as moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo e retarda o envelhecimento. Os flavonóides impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias, causadoras de infarto e derrame. Alguns estudos mostram que o chocolate amargo estimula a produção de serotonina - melhorando o humor - e de neurônios. “O vinho traz benefícios à saúde, se for consumido moderamente, assim como o chocolate, ambos contém flavonóides e por isso evita o infarto”, afirma Dra. Edith. 

Outro poderoso antioxidante é o polifenol, encontrado em abundância no chocolate amargo. Esse composto é eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

O prazer de comer um chocolate pode trazer muita culpa depois, principalmente para quem está fazendo um regime e tem que excluir esse alimento do cardápio.

A médica explica que a saída para quem não resiste à tentação dos chocolates é o amargo. “O chocolate amargo é rico em vitaminas, minerais, é saudável, diferente do ao leite e do branco, que possuem alto teor de açúcar, gordura e são extremamente calóricos”, diz.

A Dra. Edith Horibe diz que a Terceira Idade pode também escolher os chocolates Light, que possuem menos gordura que os convencionais, tudo com moderação. “É importante praticar uma atividade física, por exemplo, uma caminhada para não ganhar uns quilos a mais e não se arrepender de ter degustado chocolates na Páscoa”, esclarece Dra. Edith.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário