Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mindfulness Funcional: Meditação contribui para uma melhor qualidade de vida e bem-estar e todos podem praticar

Técnicas meditativas orientais e concentração na rotina diária ajudam a mente a focar no aqui e agora

Para quem começa uma tarefa e não conclui, não sabe como aproveitar bem o dia, se sente cansado, se distrai facilmente, demora para dormir, o Mindfulness Funcional também conhecido como Mindfulness Interativo, versão brasileira da meditação científica nos Estados Unidos, ajuda nesses e outros problemas, já que é benéfico para a vida como um todo.

Mindfulness significa “atenção plena” em Português. Este conceito surgiu na Universidade de Massachusetts, nos anos 80, onde um pesquisador descobriu que a meditação clássica traz benefícios cientificamente para o bem-estar, como o combate ao estresse, ansiedade e insônia. A Europa e o Brasil estão aderindo a esta técnica.

Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão de Idade, a prática da meditação contribui para acelerar a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar, além de manter a pessoa num estado de equilíbrio, que a impede de entrar em conflitos emocionais internos. “É importante que a respiração seja suave e profunda na hora da meditação”, afirma.

Para a médica, o mindfulness é importante para que a pessoa esteja mais presente no que está fazendo, no aqui e agora, se concentre melhor, gerencie o tempo com mais qualidade, além de contribuir para a criatividade, já que a mente está num estado de relaxamento. A arte milenar ajuda a tornar a mente mais calma e concentrada, a obter o controle respiratório, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.

A Dra. Edith Horibe diz que a meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. “Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”, diz.

Até os executivos perceberam que o ato de meditar melhora a dinâmica do ambiente profissional, bem como a vida de uma maneira geral, já que traz vários benefícios, como descanso físico, mental e emocional, aumento da concentração e maior auto-liderança.
A Dra. Edith Horibe costuma utilizar a técnica da meditação básica para os clientes cirúrgicos e minimamente invasivos, ajudando no relaxamento para o paciente sentir-se bem e tranquilo durante o procedimento.

O estado de mindfulness é quando a pessoa está totalmente presente, observando as suas sensações, sentimentos e pensamentos com a mente aberta e sem pré-julgamentos e a preferência é que a meditação seja individual e em silêncio. Remoer o passado ou ficar ansioso com o futuro pode atrapalhar o dia a dia e tirar o foco do presente, fazendo com que a pessoa fique menos funcional. Por isso, o mindfulness é fundamental para ser acrescido na rotina diária, para exercitar o cérebro a manter a atenção para o momento atual, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar, com mais disposição para enfrentar os desafios.



A Dra. Edith Horibe dá dicas de como meditar:
Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois  acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental.  Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo. Aí, dá-se início à prática da meditação. “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada está feliz o tempo todo”, explica.

O ideal é que a meditação seja feita diariamente, 20 minutos de manhã e à noite, pois contribui para o funcionamento dos órgãos internos, limpa o campo energético e melhora a saúde física, emocional e mental. A pressão e os batimentos cardíacos melhoram quando a pessoa entra em um estado de relaxamento. Realizada corretamente é útil para atrair pensamentos positivos e o autoconhecimento.

O mindfulness pode ser praticado por todos, para a pessoa melhor direcionar os seus objetivos e propósitos de vida. A prática regular da meditação pode ser considerada como um remédio natural, para combater os males que prejudicam o corpo e a mente”, conclui a Dra. Edith Horibe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário